A cidade deserta vizinha de ChernobylEm meados da década de 70, foi construída pela União Soviética uma central nuclear a vinte quilómetros da cidade de Chernobyl. Em 26 de Abril de 1986 ocorreu um acidente nuclear.
Em 26 de Abril de 1986, explodiu um reactor da central de Chernobyl que libertou uma imensa nuvem radioactiva contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão da Europa. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reactor provocada por uma combinação de erros humanos na operação do reactor e construção incompleta do reactor.
O acidente de Chernobyl teve
100 vezes mais radiação do que a bomba atómica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Tanto sua cidade vizinha, Pripriat, como uma área de 137 mil quilómetros quadrados foram contaminados, deixando mais de 20 milhões de sequelados, e um prejuido estimado de 200 bilhões.
Apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente, sendo que alguns estão vivos até hoje
Uma espécie de "sarcófago" de betão, aço e chumbo foi construída sobre o reactor que explodiu a fim de isolar o material radioactivo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reactor e uma espécie de magma radioactivo. O acidente fez com que fosse questionado o uso da energia nuclear. Em alguns países reduziram-se e outros quase extinguiram os seus projectos.
Além das perdas humanas, a radioatividade de Chernobyl contaminou os solos e águas de 137 mil quilómetros quadrados de territórios na Ucrânia, Bielo Rússia e Rússia. Chernobyl inutilizou ainda 114 mil hectares de terra e 492 mil hectares de floresta, forçando 400 mil pessoas a abandonarem as suas habitações.
137 mil quilometros quadrados de território contaminado
e uma mancha radiotiva catastrófica sobre o globo terrestre...
E ai ? Vai mais uma Angra ai ?...Compare preços de Prejuizo de 200 Bi